O que fazer no RIO DE JANEIRO

cultura e lazer

onde

quando

EXPO

IN-FINITO | SABRINA BARRIOS

seg a sex, 10h às 18h | 28/mar a 29/jun

Meta Gallery

mais informações

1671

A artista Sabrina Barrios apresenta “In-Finito”, instalação inédita criada especialmente para a Meta Gallery. A obra convida o público a caminhar por formas geométricas luminosas que flutuam em meio a uma estrutura de fios de nylon e luz UV. A mostra, com curadoria de Malu Fragoso, também reúne pinturas, esculturas e desenhos que exploram a ideia de “desenhos no espaço” e a relação entre presença física e ancestralidade tecnológica. Após o fim da exposição, a instalação será preservada apenas em registro 3D.

Meta Gallery - Rua da Assembleia, 40, Centro

EXPO

SÓ ONDE TU ESTÁS NASCE UM LUGAR

Mostra de fotografias que revelam as histórias e tensões do cotidiano carioca.

ter a dom, 9h às 18h30 | 12/jul a 27/set

Casa Firjan

mais informações

2252

A mostra coletiva reúne 23 fotografias inéditas que lançam um novo olhar sobre o Rio de Janeiro, com registros da vida cotidiana nas periferias, nos trens, nas ruas, nos carnavais e nas paisagens que moldam a cidade. Realizados por 11 artistas locais selecionados pelo edital Mosaico Rio Firjan SESI, os trabalhos revelam tensões, poéticas e afetos que atravessam a vivência urbana. A exposição ocupa a Casa Firjan com imagens que exploram os limites entre o espaço público e o privado, entre o simbólico e o concreto, provocando reflexões sobre o direito à cidade e os significados do habitar.

🎟️ ENTRADA GRATUITA

Casa Firjan - Rua Guilhermina Guinle, 211, Botafogo

EXPO

EXPOSIÇÃO 100 ANOS O GLOBO

Mostra celebra o centenário do jornal com capas icônicas, fotos raras e reflexões sobre a imprensa

ter a dom, 12h às 18h | 11/jul a 10/ago

Instituto Casa Roberto Marinho

comprar ingresso

2223

A mostra celebra a trajetória centenária do jornal O GLOBO por meio de capas históricas, fotografias e arquivos audiovisuais. Em cinco salas temáticas, o visitante percorre momentos marcantes do Brasil e do mundo, refletindo sobre o papel da imprensa na construção da memória coletiva.

🎟️ INGRESSOS A PARTIR DE R$ 5 / ENTRADA GRATUITA ÀS QUARTAS

Instituto Casa Roberto Marinho - R. Cosme Velho, 1105 - Cosme Velho

EXPO

ANDRÉ GRIFFO

ter, qua, qui, sex, sáb e dom, 12h | 14/jun a 10/ago

Paço Imperial

mais informações

2073

A exposição apresenta um panorama da trajetória do artista André Griffo, reunindo mais de 50 obras entre pinturas e instalações que ocupam três pavimentos do Paço Imperial. Com curadoria de Juliana Gontijo, a mostra é dividida por temas e destaca a crítica social e a investigação pictórica de Griffo sobre poder, religião e história da arte. É a primeira individual do artista em uma instituição no Rio de Janeiro.

Paço Imperial - Praça XV - Centro

EXPO

ANCESTRAL: AFRO-AMÉRICAS

cerca de 160 obras de artistas negros do Brasil e dos Estados Unidos

qua a seg, 9h às 20h | 04/jun a 01/set

CCBB

mais informações

2084

A exposição apresenta cerca de 160 obras de artistas negros do Brasil e dos Estados Unidos, promovendo um diálogo entre as experiências afrodescendentes nas artes visuais.

Com curadoria de Ana Beatriz Almeida e Renato Araújo da Silva, a mostra aborda temas como corpo, sonho e espaço, e reúne trabalhos de nomes como Abdias Nascimento e Nari Ward, além de peças da Coleção Ivani e Jorge Yunes.

CCBB - Av. Primeiro de Março, 1

EXPO

TRABALHADORES – FOTOGRAFIAS DE SEBASTIÃO SALGADO

Mostra gratuita com 149 imagens do mestre do fotojornalismo estreia na Casa Firjan

ter a dom, das 9h às 18h30 | 30/mai a 20/set

Casa Firjan

mais informações

1945

Marcando uma homenagem póstuma ao fotógrafo mineiro Sebastião Salgado, que faleceu aos 81 anos, a exposição Trabalhadores ocupa a Casa Firjan a partir do dia 30 de maio. Com curadoria de Lélia Wanick Salgado, esposa e parceira de vida do artista, a mostra reúne 149 fotografias realizadas entre 1986 e 1992, revelando as múltiplas formas do trabalho humano ao redor do mundo. Das minas de Serra Pelada aos pescadores sicilianos, passando por barragens indianas e incêndios no Kuwait, as imagens traçam um poderoso retrato da dignidade do ofício manual.

🎟️ ENTRADA GRATUITA

Casa Firjan - Rua Guilhermina Guinle, 211, Botafogo

EXPO

WORLD PRESS PHOTO 2025

ter a sáb, 10h às 20h | dom e feriados: 11h às 18h | 27/mai a 20/jul

Caixa Cultural

mais informações

1931

De 27 de maio a 20 de julho, a CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe a exposição World Press Photo 2025, uma das mais importantes mostras de fotojornalismo do mundo. A edição apresenta os 42 projetos vencedores do 68º Concurso Anual, que registram com sensibilidade e impacto os principais temas da atualidade: política, migração, conflitos armados, identidade de gênero e a crise climática. As imagens vêm de 31 países e revelam histórias potentes — do cotidiano de jovens afetados pela guerra a levantes populares em diferentes regiões do mundo.

O Brasil tem papel de destaque na mostra, com três fotógrafos premiados: Amanda Perobelli, com a série As Piores Enchentes do Brasil; Anselmo Cunha, com a imagem Aeronave em Pista Inundada; e André Coelho, que retratou a celebração dos torcedores do Botafogo após a conquista inédita da Libertadores. O país também aparece em dois projetos internacionais: a seca na Amazônia, registrada pelo mexicano Musuk Nolte, e a imagem do surfista Gabriel Medina, captada pelo francês Jérôme Brouillet durante os Jogos Olímpicos de Paris.

Com uma curadoria que cruza diferentes continentes e perspectivas, a exposição propõe um olhar profundo sobre o presente e seus desafios, destacando também histórias de resistência e superação — como a da Foto do Ano, que retrata uma criança palestina vivendo com amputações após bombardeios em Gaza. Um retrato poderoso do mundo em imagens, aberto ao público e com entrada gratuita.

🎟️ ENTRADA GRATUITA

Caixa Cultural - R. do Passeio, 38 - Centro

EXPO

PAISAGENS E PESSOAS: O RIO PELOS OLHOS DE DEBRET

Paisagens, indumentária, alimentação, trabalho e vida social da cidade no século XIX

qua a seg, 9h às 20h | 02/abr a 29/set

CCBB

mais informações

1735

A mostra reúne aquarelas e desenhos de Jean-Baptiste Debret que não integraram a edição original de sua obra “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil”.
Com curadoria a partir da publicação organizada por Raymundo Ottoni de Castro Maya, a exposição apresenta cenas da chegada de Debret ao Rio de Janeiro, paisagens, indumentária, alimentação, trabalho e vida social da cidade no século XIX. As imagens pertencem ao exemplar nº 355, parte do acervo raro da Biblioteca Banco do Brasil.

CCBB - Av. Primeiro de Março, 1

EXPO

DJANIRA - 110 ANOS

seg a sex, 10h às 18h | sáb, 10h às 16h | 02/jun a 19/jul

Pinakotheke Cultural

mais informações

1983

A Pinakotheke Cultural, em parceria com o Instituto Pintora Djanira, apresenta a exposição “Djanira – 110 anos”, uma celebração da vida e da obra de uma das grandes artistas brasileiras, cuja pintura se dedicou a retratar o cotidiano, a religiosidade, as tradições populares e o povo do Brasil. Com curadoria de Max Perlingeiro e Fernanda Lopes, a mostra reúne mais de 50 trabalhos, entre pinturas, desenhos, documentos e objetos pessoais, organizados em cinco núcleos temáticos que revelam a diversidade de sua produção: Retratos; Religiosidade – Ritos, Mitos e Sonhos; O trabalho e a pintura de gênero; Registros do Brasil; e a série inédita “Aventuras de Procopinho”.

Entre as obras em destaque estão peças raramente vistas ou nunca exibidas ao público, como Sem título [Primeiro retrato de Motta] (1952), Dança de Iemanjá (1952), Autorretrato (sem data), Engomadeira (1954), Santa Ceia com vista de Santa Teresa (1958), Orixá Oxalufan – Orixá Velho (1958), Índia Canela [estudo] (1960), Bumba meu boi (1961), Alambique e Casa de Paraty (1967), Orixás (1970), Sem título [estudo para a capa do álbum “Casa de Farinha”] (circa 1974), Mina de carvão (circa 1974) e Transamazônica (1978). Uma exposição que revela a potência do olhar de Djanira sobre o Brasil e sua gente, reafirmando sua importância no panorama da arte moderna nacional.

🎟️ ENTRADA GRATUITA

Pinakotheke Cultural - R. São Clemente, 300 - Botafogo, Rio de Janeiro

EXPO

OCUPAÇÃO ESQUENTA COP

Arte, ciência e ancestralidade se encontram no Museu do Amanhã em preparação para a COP30

qui a ter, 10h às 18h | 18/jul a 25/nov

Museu do Amanhã

mais informações

2277

Como gesto político e educativo, o Museu do Amanhã antecipa o debate climático que ganhará força na COP30 com a Ocupação Esquenta COP. A programação reúne seis exposições e dezenas de atividades formativas que articulam ciência, arte, espiritualidade e ancestralidade. Entre as mostras, Claudia Andujar e seu universo propõe uma reflexão sobre sustentabilidade e cosmologias diversas; Água Pantanal Fogo, com curadoria de Eder Chiodetto, apresenta imagens impactantes de Lalo de Almeida e Luciano Candisani sobre os ciclos de destruição e regeneração do Pantanal; e Tromba d’Água, com curadoria do Instituto Artistas Latinas, traz obras de 14 artistas mulheres da América Latina, abordando espiritualidade, natureza e gênero por meio de pinturas, fotografias e videoarte.

🎟️ ENTRADA GRATUITA

Museu do Amanhã - Praça Mauá